O sistema respiratório inclui o nariz, a
garganta, a laringe, a traquéia, os brônquios e os
pulmões. Sua função é fornecer o oxigênio necessário ao
sangue e liberar resíduos de dióxido de carbono.
Essa troca de oxigênio e dióxido de carbono acontece nos pulmões. O ar externo percorre o nariz onde é aquecido, umedecido e filtrado antes que percorra a garganta e passe pela laringe e traquéia (traquéia-artéria). A traquéia se divide em dois brônquios (tubos de ar que a ligam aos pulmões).
![sistema respiratório](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_ubD1MAyFx2sf6IhjpKw0rh4umRiOS9p26wTUgn1_uBrZ9g8B75Lo0LZkqLUa55c1caAQZoqhLlQEkB4dISU_NxN5rO61GDQmBisvmT3Y1l68hsNqbijo7OhB0R98KUkivIaWQ=s0-d) © istockphoto.com / Mark Strozier Sistema respiratório
|
Dentro de cada pulmão, o brônquio se subdivide formando canais de ar progressivamente menores chamados bronquíolos. Os menores terminam em um pequeno saco em forma de xícara, chamado alvéolo. É nesse local onde acontece a troca de gases. Cada alvéolo é alimentado por uma série de minúsculas veias denominadas capilaridades. O oxigênio no alvéolo atravessa as finas paredes alveolares e capilares para entrar no sangue, enquanto o dióxido de carbono passa do sangue para o alvéolo por meio das paredes capilares. O oxigênio é então carregado pelo sangue até as células e o dióxido de carbono é exalado.
Durante a inspiração e expiração, os pulmões se expandem e se contraem através dos movimentos da caixa torácica e do diafragma (grande músculo que separa o peito da cavidade abdominal). Durante a inalação, o diafragma se contrai e isso faz com que ele se abaixe e expanda a cavidade torácica. Nesse ponto, a pressão do ar dentro da cavidade abdominal é menor do que o ar fora do corpo, assim, o ar externo invade os pulmões.